sábado, 26 de janeiro de 2008

Covardia

Em uma rebelião na carceragem da Cremação, em Belém, os detentos tiveram seis horas para assassinar um outro preso, enquanto a policia negociava a libertação de um agente prisional.
Em qualquer país do mundo, ao primeiro sinal que vidas humanas estão em jogo, ocorre a invasão de prisões, bancos, lojas ou qualquer lugar onde as vidas estejam em perigo.
No Brasil, em especial no Estado do Pará, esta regra não mais existe, assim como a que diz que o direito de ir e vir deve ser preservado, pois o preso foi morto e nada se fez para impedir tal fato, como nada se faz para impedir que camelôs fechem a via mais importante do Centro da capital, por quase uma semana, rodoviários em guerra particular pelo dinheiro do sindicato fechem a "nova duque", moradores a Bernardo Saião, madeireiros autuados a estrada nova, e assim por diante.
Não pode, por mais democrático que seja um governo, abrir mão de suas prerrogativas constitucionais, pois se assim o fizer deixa de ser governo e vira expectador dos fatos, sem possibilidade de cumprir a Lei.
Aliás, tem o Estado, já há muitos anos, deixado a Lei de lado, com reflexos na sociedade, desordenada, caótica, sem regras de convivencia social nem respeito pela propriedade privada ou pelo bem público, seja ele uma área de preservação ou os cofres de alguma instituição estatal, como o Banco do Povo ou a Prefeitura de Belém, para ficar em poucos e recentes exemplos, com graves prejuízos para a população que os democraticos senhores que não cumprem com suas funções dizem defender quando não tomam as atitudes que a LEI prevê.
Tal caminho é o mais fácil para estas governantes, como o Sr. Jatene, que enquanto governador não reintegrou áreas invadidas, deixando para sua sucessora o pepino, que agora aparentemente ela quer deixar para o seu sucessor. Porém tais omissões não são somente do executivo, pois onde está o MP com essa confusão de camelôs e prefeitura? Por que não age? onde está o Judiciário que não vê a base legal da nação ser desrespeitada? e a policia, que não toma a lei pelas mãos para faze-la cumprir?
Policia, senhoras e senhores, é para cumprir a LEI, e não instrumento de democratismos ou de barganha com aliados ou inimigos. LEI é para ser cumprida, em qualquer lugar ou situação.
Lembro do grande prejuízo moral que teve a Receita federal quando da copa dos Estados Unidos (94), quando os jogadores exigiram e tiveram seus "bagulhos" liberados, pois caso em contrário não desfilariam em carro aberto. Que vergonha para uma nação quando, somente por ganhar uma copa de futebol, se pode exiger ser diferente de todos os outros brasileiros, e pior ainda é a mensagem que isto deixa, pois o resto da população acha que também tem direito a ser diferente, a sua maneira. Assim, se estaciona em calçadas, joga lixo na rua, sonega impostos, atropelam pessoas e não vão presos, desmata livremente pois sabem que as multas só são pagas após anos de processo e por aí vai.
Estamos morrendo, como o detento, um pouco a cada dia, para que todos possam "se dar bem", no trânsito, nas florestas, contra o governo e contra nós mesmos, pois o imposto sonegado, seja o de renda ou na compra de DVD's piratas, mata nossas crianças mais pobres de fome e falta de remédios e leitos, mata os velhos que somos ou seremos quando caimos do ônibus, mata os animais de nossa florestas de falta de hábitat, quando os mesmos podem gerar riqueza e até remédios, por meio de pesquisas.
Nos condena, a nós todos, a vivermos como vivemos, os pobres sem opção de melhoria e os ricos fazendo de conta que não veêm as crianças e velhos com fome ou cheirando cola em sinais, por culpa nossa e de nossos governantes, que não sabemos e não queremos cumprir com a mais básica das instituições civilizadas, a LEI.
Enquanto esta palavra, LEI, for só uma palavra, vamos viver vendo detentos morrendo em prisões e crianças com fome e sem escola, ou fingindo que não as vemos.
Aos nossos governantes, se quiserem realmente mudar algo, cumpram a LEI, e a nós mesmos, vamos cumprir a nossa parte respeitar a sociedade em que vivemos, pois não estamos sós no mundo, e o aqui o que fazemos, pagamos. De um jeito ou de outro.
Voces acham que os países ricos assim o são por destino? A única diferença deles para nós é a LEI, que eles cumprem, e nós só quando queremos.
Esta covardia em cumprir as LEIS vai acabar com o poderia ser uma grande nação, com riqueza e desenvolvimento para todos, poi se continuarmos nesta covardia, de governantes e cidadãos, vamos voltar para a pré-história, onde mandava o mais forte, só que agora não somente com clavas, mas também com o dinheiro, a manipulação política e com o revólver.
Pobre detento e sua família, que nasceu e morreu neste tempo de covardes, como muitos outros antes e depois dele.
Vamos mudar esse estado de coisas, com coragem para cumprir a LEI, mas para todos, inclusive para nós mesmos.

Um comentário:

Anônimo disse...

O grande problema de segurança pública no Brasil - gestão carcerária inclusive - é coloca políticos, que nada entendem do assunto, para atuar como gestores e planejadores.

Enquanto a área de Segurança Pública não detiver autonomia e independência administrativas, será assim.