sábado, 31 de janeiro de 2009

Novo terminal pesqueiro em Belém

No portal ORM de hoje, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, anuncia a construção de um novo terminal pesqueiro para Belém, com investimentos de R$ 40 mi. Muito bem.
Acontece que em Belém existe um terminal pesqueiro, na ilha de Caratateua (Outeiro), construido em 2001 ou 2002, se não me engano, sob a responsabilidade do MOPEPA(movimento dos pescadores artesanais do Pará), acho eu. Vi o prédio construido, e as obras do porto, faltando só o maquinário ser instalado.
Cadê isso tudo ? sumiu também o prédio ? por que não é utilizado, já que investimentos nele já foram feitos ?
Além desse fato, a questão pesqueira deve ser olhada com muito cuidado, na quinta feira, a Marinha do Brasil em operação na frente de Mosqueiro vistoriou embarcações regionais de pesca, de dez que vi, cinco estavam na ilegalidade e tiveram o pescado apreendido, e na pesca Industrial, a captura de piramutaba nunca esteve tão em baixa, com empresas com salários atrasados e poucos barcos na água pescando, pois não está valendo a pena mesmo.
O ministério da pesca deveria lembrar que todo recurso natural é finito, pescado entre eles, que não basta o presidente Lula dizer que devemos pescar mais para exportar para que seja feita a sua vontade. Todas as espécies economicamente importantes estão atualmente ameaçados de extinçaõ comercial, necessitando urgentemente de moratória, como o Mero, ou outros cuidados, para evitar que acabem de vez.

Nenhum comentário: