sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Pesca Mortal

Assisto de vez em quando aos programas tipo pesca mortal, do canal Discovery, que começaram com este título e a história de pescadores de King crab, o caranguejo do Alasca (Gênero Paralithodes),  e hoje falam de pesca de peixe espada, lagosta, e dos "monstros do rio".
No que passou hoje, foi mostrado o espetacular desperdício que a pesca industrial causa,entre outras mais de 450 quilos do caranguejo foram jogados foram por que nao haviam condiçoes de armazenagem, mas mesmo assim o capitão da embarcação resolvel que valia a pena o risco (para quem, cara pálida?) de tentar chegar com a "carga" e lucrar ainda mais, pois os porões da embarcação já estava lotados.
Resultado, os animais morreram e não foram comprados, resultando em desperdício inútil de um recurso já escasso, e em provável diminuição da população do caranguejo.
Em outra parte do programa, foi mostrada a captura de mais de 20.000 cavalinhas, que não tinham comprador, e portanto teriam que ser jogadas fora, pode?
Esta nível de desperdício é comum na pesca industrial, pois a artesanal sempre tem um direcionamento mais amplo e portanto fica mais a salvo de oscilações de mercado consumidor, por exemplo, além do que as quantidades são menores, porttanto os deperdícios não são tão graves, mais ocorrem, por pouco gelo para preservaçao do pescado ou mesmo por falta de higiene dos pescadores, o que leva a perda do pescado, que estraga com mais facilidade.
Aqui no Pará falam em "by catch" a pesca äcidental de fauna acompanhante, no caso do camarão rosa, de até 80%!!!!!
Ou seja, para cada quilo de camarão vendido, quatro de pescados diversos (pescada gó, principalmente) são desperdiçados, mas também ocorre omcontrário, com a alta do preço da pescada gó, embarcações registadas para pesca de camarão rosa e  fauna acompanhante, tem sido usadas para pescar somente a fauna acompanhante, a pescada gó, e no entendimento do IBAMA Pará, irregulares então, resultando em apeeensões, até que houve uma mudança na emissão das licenças, mesmo assim entendo que a pesca de arrasto, só é permitida pela legislação, na costa norte do Brasil, para piramutaba e camarão, não para diversos não controlados.
Outro agravante é que existe uma legislação estadual, a lei da pesca do Estado (Lei Estadual n 6.713/2005)http://www.sepaq.pa.gov.br/files/u1/Lei_Estadual_n___6_713-2005.zip, que proibe o descarte da fauna acompanhante (Art. 23).
já assiti o apodrecimento de mais de seis toneladas de pescado por falta de gelo no porão, e estes desperdícios são comuns na pesca industrial.
está mais do que na hora de olharmos o mar a partir do ponto de vista dos peixes, de dentro d'água, e entendermos que a pesca é realmente mortal, para os peixes e para o oceano.

Nenhum comentário: