segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A vingança do currupião

Na fiscalização do IBAMA correm inúmeras histórias, e mais ainda estórias, muitas excelentes.
A que vou relatar agora é recentissima, coisa de quinze dias no máximo, e mesmo sabendo de muitas destas histórias, me impressionou.
A equipe chega a uma fazenda, no meio do nada, e encontra um currupião, em uma gaiolinha de talas, sem espaço nem pra esticar as asas, se debatendo.
Para quem conhece, o fato do animal se debater em excesso na gaiola, é sinal de que está preso a pouco tempo, e pode ser solto,.
após ser solto da gaiola, o currupião, para surpresa da equipe, não voou para longe, mas saiu saltitando pelo terreiro, seguido de perto por um dos fiscais que tentava evitar que ele fosse apanhado por um cachorro ou outro animal qualquer.
Depois de dar uma volta inteira na casa da fazenda, o currupião resolveu entrar em uma touceira de bananeiras que havia próximo.
Ao procurar pela ave na touceira, o agente achou, para surpresa de toda a equipe, várias armas de fogo e motos serras, escondidas certamente quando viram os carros se aproximando da sede da fazenda.
O currupião, amigos, sumiu quando o agente foi buscar ajuda para apreender o material ilegal.
Voando.

4 comentários:

Belenâmbulo disse...

Alex,
Que tal publicar uma coletânea desses "causos" do Ibama? Tenho certeza de que seria um sucesso de público e crítica.

Abraço

Alex Lacerda disse...

Este, meu amigo, é um projeto acalentado a anos, desde o meu primeiro "Seu IBAMA", em Senador José Porfírio, ao lado do Diogo.
Até já tenho alguns escritos, mas sempre sobra trabalho no meu tempo.
Abs.

Unknown disse...

Alex,

não esquece de deixa um capítulo especial para o macaco GUGU!!!!!

abraço

Prof. Alan disse...

Égua do currupião escroto! Esse é macho! Com certeza foi o Curupira que guiou ele pra touceira de banana!